sexta-feira, 31 de março de 2017

Rio de Janeiro,31 de Março de 2017   07:54


Pássaro Azul


O autor dessa obra de arte é um escritor simbolista belga, Maurice Maeterlink, e por isso “O pássaro azul” significa aquilo que o ser humano mais procura: A felicidade.
A história é sobre as crianças Titil e Mityl que encontram uma “fada” e ela lhes dá a missão de encontrar o pássaro azul para sua filhinha que está muito doente e gostaria de ser feliz.
A fada diz que é preciso atenção ao buscar, e assim ela lhes dá a Alma dos elementos que nos cercam: “É preciso reanimar os olhinhos doentes para verem além das aparências, tudo o que nos cerca, como a alma do pão, a alma da água e a alma do fogo!”….
Fazem parte também dessa viagem: uma gata e um cão. (na viagem eles agem como humanos e ficamos sabendo o que eles pensam e falam telepaticamente entre eles).
Depois, no tempo presente, em que os meninos vão à floresta e ela mostra sua fúria na noite com seus mistérios – representa muito do que vivemos e lutamos.
O casal de irmãos sempre vai a todos os lugares pensando que a felicidade representada pelo pássaro azul (a felicidade), pode estar num desses locais.
Quando eles chegam no tempo futuro, entram no mundo espiritual e dos anjos, arcanjos e santos, que é o lugar onde estão “as crianças que irão nascer”.
Essas crianças não têm a mesma noção de tempo que nós temos aqui, o tempo no mundo delas é diferente. Mil anos para elas pode ser como um mês para nós.
São crianças curiosas e ficam muito felizes com a possibilidade de vir para o nosso mundo e pensam como seria viver aqui (da mesma forma como somos curiosos com esse “mundo deles”)…
Tem a cena muito linda das almas gêmeas: que é a do casal que não quer nascer, para não se separar, pois o menino vai nascer antes dela e pode ser que jamais essas almas se encontrem aqui na terra, por isso a partida deles é muito dolorosa.
Apesar de ser um filme antigo (porém uma raridade – pois fala de tudo que discutimos e buscamos agora) traz uma mensagem muito profunda e a forma que aborda não é infantil.
O texto todo nos absorve, pois os diálogos no filme têm a capacidade enorme de nos fazer pensar.
Esse filme, com certeza, marcou a infância de muitos de nós e reencontrar estas cenas, foi inevitável postar!
Acredito que como fez bem para mim, ao encontrar cenas tão raras,  e quando fazemos algo crendo, com fé e amor, conseguimos ajudar muito as pessoas… coisas simples, ou um livro, ou um texto, uma peça, entre outras coisas.
Todos estamos sempre à busca do Pássaro Azul…
Espero que hoje ao ler esta postagem, ele tenha suavemente pousado em seu ombro e diga com amor à você:
“VOCÊ É UM SER DE LUZ MUITO AMADO QUE NASCEU PARA SER FELIZ E TRANSFORMAR-SE NUM CORPO DE LUZ TOTAL DE AMOR E PAZ.”
Às vezes nosso pássaro pode mudar o tom do seu azul, ficar um pouquinho claro  em momentos de melancolia ou quase negro na dor, mas ele nunca vai deixar de ser azul, nem deixar de voar para o seu coração.
Então é preciso que fiquemos atentos!
Ele pode estar mais perto do que se imagina!
E o tom do azul será muito índigo para você!
VÍDEOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário